top of page

SERVIÇOS E PROJETOS

SERVIÇO DE PROTEÇÃO BÁSICA NO DOMICÍLIO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E IDOSOS.

OBJETIVOS GERAIS:

» Visa o atendimento a famílias com idosos e /ou PCD com violação de direitos, promovendo por meio da identificação e orientação necessária para a garantia dos direitos e melhoria na qualidade de vida com ações que visem a prevenção à situação de risco, exclusão e isolamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

» Identificar moradias nas quais existam pessoas idosas e/ou com deficiência com violação de direitos;
» Contatar o publico alvo e cadastrá-lo no projeto;
» Disponibilizar acompanhamento técnico para orientação.
» Oportunizar acesso à informação.
» Desenvolver ações para a superação das situações violadoras de direitos.
» Promover acesso a benefícios, serviços socioassistenciais e sistema de garantia de direitos.
» Prevenção ao abrigamento e assegurar o direito ao convívio familiar e comunitário.

INFRAESTRUTURA

» A entidade possui sede própria em um prédio com 03 pavimentos numa área de 535m², localizado na Rua Manoel Barbosa da Silveira, nº 239, no Bairro do Saboó, em Santos-SP.
» O prédio possui salas privativas para atendimento psicológico, social, biblioteca, aulas de computação, atividades sócioeducativas e lúdicas. Além de um galpão onde são realizadas atividade de lazer e recreativas.

 

PÚBLICO ALVO

» Pessoas idosas e/ou com deficiência, seus cuidadores e familiares.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

» 50 pessoas ao ano.

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS

» Assistente social (funcionária)

» Psicóloga (autônoma)

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

» Bairros do Saboó, Chico de Paula, Alemoa e entorno.

METODOLOGIA

a) Forma de participação

» Busca ativa de idosos e familiares em situação de vulnerabilidade, com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e social, nas imediações da sede da entidade, realizada pela Assistente Social e Psicóloga através de encaminhamentos recebidos pelos equipamentos como CRAS, CREAS, Policlínicas, Conselho do Idoso, etc, bem como por busca espontânea e indicações de moradores e frequentadores da entidade.

b) Elaboração

» Após visita em domicílio e conscientização do idoso e sua família ou cuidador, será elaborado Plano de Atendimento Individual e apresentadas as possibilidades de inserção na rede de proteção social do território e benefícios e programas assistenciais do qual ele venha a ter direito.

» Serão realizados encontros, dinâmicas e ações de forma a promover o direito à convivência familiar e comunitária. A entidade disponibilizará em sua sede oficinas como complementação à convivência.

c) Execução

» Manteremos contato com equipamentos como CRAS, CREAS, Conselho do Idoso, Policlínicas, além de agentes de saúde da região, representantes de Sociedade de Melhoramentos de bairros, etc, para conhecimento do público necessitado do serviço, indo assim ao encontro e atendimento dos mesmos.

» Na sede da entidade, oferecemos ainda as atividades das diversas oficinas que serão desenvolvidas uma ou duas vezes por semana com sessões de aproximadamente 2 horas. Um professor voluntário especializado em cada atividade desenvolverá o conteúdo programado de cada curso.

7d2c22_3273bb8dc08d472ca38015a33fc99827_

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

OBJETIVOS GERAIS

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo s garantir aquisições progressivas aos seus assistidos, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

OBJETIVOS

»  Complementar o trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a          convivência familiar e comunitária;

»  Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças e adolescentes, em especial, das pessoas com deficiência,          assegurando o direito à convivência familiar comunitária;

»  Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência            social nos territórios;

»  Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer                      existentes   no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;

»  Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do        protagonismo dos usuários;  

»  Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao                        desenvolvimento de novas sociabilidades;

»  Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários.

PÚBLICO ALVO

» Crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO

» 30 usuários divididos em grupos de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos.

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS

» Educadora Social  (funcionária)

» Educadora Social  (MEI)

» Assistente social (funcionária)
» Assistente administrativa (funcionária)

» Assistente administrativa (funcionária)

» Serviços Gerais (funcionária) 

ABRANGÊNCIA TERRITORIAL

» Bairros do Saboó, Chico de Paula, Alemoa e entorno.

METODOLOGIA

» Acolhida;

» Orientação e encaminhamentos;

» Grupos de Convívio e fortalecimento de vínculos;

» Informação, comunicação e defesa de direitos;

» Fortalecimento da função protetiva da família;

» Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio;

» Informação;

» Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário;

» Mobilização para cidadania.

3_ampliada.jpg
Agulha e linha

 PROJETO CANTINHO DO CONVIVER

 

Oficinas de crochê, tricô, pintura em tecido, bordado, amigurumi, jardinagem em vaso, uma ou duas vezes por semana, com sessão de aproximadamente 2 horas por meio de acompanhamento de instrutor voluntário especializado em cada atividade, que desenvolve um conteúdo programático ao longo do ano.

CELULAR

PROJETO RESGATANDO A CIDADANIA

MÍDIAS SOCIAIS (celulares)

 

Curso oferecido para atualizar adultos e idosos no uso da tecnologia, especialmente o uso de smartphones, aplicativos de comunicação, bancos, para facilitar a comunicação do dia a dia, pagamento de contas, uso de e-mails e redes sociais.

PROJETO RESGATANDO A CIDADANIA

ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS

Oferecemos curso básico de alfabetização de jovens de adultos no período da tarde como oportunidade para que  o atendido alcance o exercício completo de sua cidadania.

WhatsApp Image 2022-06-09 at 17.07.30.jpeg

BRECHÓ SOCIAL DA ARS

OBJETIVOS GERAIS

» Visa arrecadar roupas e demais artigos novos e usados para revenda na comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

» Conscientização da importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente;

»  Oportunizar o consumo consciente e moda sustentável. 

»   Oportunizar acesso à informação.
» Desenvolver ações para assegurar meios de sustentabilidade da entidade.

FOTO TAMPINHAS.jpg

PROJETO TAMPINHA SOLIDÁRIA

OBJETIVOS GERAIS

» Visa arrecadar material reciclável como tampas de garrafas plásticas e lacres metálicos para venda e arrecadação de fundos para entidade. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

»  Conscientização da importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente;
»  Oportunizar acesso à informação.
» Desenvolver ações para assegurar meios de sustentabilidade da entidade.

 

INFRAESTRUTURA

» A entidade possui sede própria localizado na Rua Manoel Barbosa da Silveira, nº 239, no Bairro do Saboó, em Santos-SP.
»  O prédio conta com estrutura para recepção e separação do material.

bottom of page